O Observatório de Políticas Públicas do DF (ObservaDF) apresenta mais uma pesquisa inédita sobre a “Criminalidade e percepção sobre segurança pública no Distrito Federal“. O foco do estudo é trazer um panorama sobre a situação da segurança no Distrito Federal, com o detalhamento territorial em grupos de Regiões Administrativas (RA). Nesta etapa do estudo, foram ouvidas 1.001 pessoas residentes da capital, durante maio de 2023.
Segundo os dados do ObservaDF, a população tem mudado hábitos em decorrência do medo. A pesquisa aponta que 90% evitam locais com pouca circulação de pessoas ou desertos.
Ainda, de acordo com o estudo, 70% dos entrevistados também evitam locais muito movimentados. Já em relação à diversão, 78% preferem não sair à noite e 70% não frequentam lugares que há venda de bebida alcoólica.
De acordo com Frederico Bertholini, professor e pesquisador que liderou o estudo, os números variam de acordo com os grupos de RAs, em uma relação inversa aos níveis de renda. “Quanto menor a renda, mais elevadas as taxas de incidência de criminalidade”, explica.
O estudo traz uma análise das atitudes e comportamentos da população em resposta à sensação de insegurança. “Destaca-se a adoção de medidas de autoproteção, como evitar locais específicos, reduzir saídas à noite e evitar transporte coletivo, que impactam tanto a mobilidade quanto a vida social das pessoas. Além disso, a pesquisa aponta para uma preocupante realidade de assédio e ameaças, especialmente entre grupos de gênero. O panorama apresentado revela a complexidade do desafio que o GDF enfrenta para garantir um ambiente seguro para seus cidadãos”, afirma Bertholini.
Pesquisadores
A equipe do ObservaDF conta com os pesquisadores: Lúcio Remuzat Rennó Junior, Ana Maria Nogales Vasconcelos, Andrea Felippe Cabello, Frederico Bertholini e Guilherme Viana.
Todas as informações sobre a nova pesquisa estão disponíveis no site oficial do ObservaDF (www.observadf.org.br).
ObservaDF
Informações: www.observadf.org.br
Siga no Instagram: @observadf
Live pode ser assistida pelo canal: https://www.youtube.com/@observadf