Conheça as tarefas e os benefícios que o programa pode te proporcionar
Créditos: LanaStock I iStock
Au Pair é uma expressão francesa que se refere às pessoas que viajam a outro país para ajudar famílias a cuidar de suas crianças. Em troca, elas recebem salário, moradia e refeições, além de oportunidades de viagem e estudo no exterior. Nos Estados Unidos, por exemplo, você tem a oportunidade de vivenciar a cultura americana, conhecer os costumes locais e aprimorar seu inglês.
Mas, para facilitar a compreensão, detalhamos um pouco mais o trabalho de Au Pair, que, em geral, resume-se a cuidar de crianças e realizar atividades ligadas a essa rotina, por exemplo:
preparar as refeições;
ajudar a criança a se arrumar para a escola;
levar e buscar da escola;
acompanhar em atividades extracurriculares;
limpar os quartos das crianças;
supervisionar suas atividades de higiene pessoal (quando ainda não souberem);
sugerir atividades que ajudem no desenvolvimento da criança.
Listando assim, pode parecer muitas tarefas, mas uma regra do Au Pair é que o trabalho não ultrapasse 10 horas por dia, com duração máxima de um ano. Além disso, os benefícios são inúmeros, uma vez que você tem sua acomodação e refeições completamente pagas, e ganha, semanalmente, uma bolsa de US$ 195,75, que pode usar para custear atividades de lazer, viagens e passeios pelo país.
E as vantagens não param por aí: essa experiência certamente terá um impacto muito positivo em seu desenvolvimento pessoal, visto que você é inserida em um contexto no qual tem que trabalhar habilidades como responsabilidade, independência e, ainda, desenvolve importantes competências interculturais por lidar com pessoas de diferentes lugares e costumes.
Para se inscrever no programa de Au Pair, alguns requisitos são essenciais. Confira:
é necessário ter entre 18 e 36 anos;
não ser casada nem ter filhos;
não fumar nem ter alguma doença crônica grave;
experiência no cuidado de crianças de pelo menos 500 horas nos últimos 2 anos;
carteira de motorista;
não ter ficha criminal.
Além disso, é essencial ter um bom domínio do inglês, para que você consiga se comunicar de forma eficaz com a família anfitriã. Se ainda tiver um pouco de receio quanto a essa questão, é recomendado que procure cursos de inglês para aprimorar a língua, assim, você desenvolve mais segurança em relação à fala e garante um bom desempenho no trabalho de Au Pair.
Os custos do programa variam entre $400 USD e $1500 USD, com algumas taxas adicionais, que vão de acordo com a situação de cada indivíduo. Mas, é um investimento consciente, uma vez que o Au Pair garante a você um suporte em todos os sentidos. Ele se encarrega de encontrar famílias anfitriãs para sua hospedagem, de emitir a documentação que você precisa, de te treinar para o trabalho e de dar suporte durante o programa.
Se seu desejo for ficar nos Estados Unidos depois que o programa do Au Pair finalizar, você pode se mudar de forma definitiva adequando seu visto de acordo com a necessidade, por meio do visto de trabalho, casamento, de base familiar ou de investidor. Esperamos que nossas dicas te ajudem a planejar seu intercâmbio perfeito!