Criar conteúdo para e-commerce é muito importante para construir uma boa presença online e atrair mais clientes. Seu objetivo é fornecer informações que estimulem a tomada de decisão por parte do consumidor.
Dentro da loja virtual, esse material é capaz de transmitir confiança, destacar os benefícios dos produtos e serviços e fornecer detalhes sobre as soluções.
A descrição precisa ser envolvente para destacar as características e vantagens competitivas das ofertas. Também é muito importante usar palavras-chave relevantes para otimizar os textos e melhorar a visibilidade online.
Nas páginas institucionais, como a seção “Sobre Nós”, políticas de troca, entre outras, os conteúdos ajudam a conquistar a confiança do cliente, uma vez que trazem informações transparentes sobre a empresa.
A marca também precisa criar materiais educacionais, como blogs e guias, pois eles atraem tráfego e posicionam o negócio como autoridade em seu segmento de atuação. Ao longo do tempo, também fidelizam clientes e aumentam o valor dos produtos.
As plataformas de vendas dependem da internet para vender, por isso também precisam construir uma presença online robusta com a ajuda dos conteúdos.
Pensando nisso, este artigo vai mostrar qual é o público-alvo do conteúdo de e-commerce, quais são os tipos mais comuns, como criar esses materiais e como medir o sucesso da estratégia.
Público-alvo do conteúdo de e-commerce
O público-alvo do conteúdo para e-commerce tem um papel muito importante para formular as estratégias de marketing e desenvolver mensagens que realmente sejam impactantes.
A marca precisa compreender quem são os potenciais clientes para direcionar melhor seus esforços e construir conexões significativas.
Esse público costuma ser diversificado, por isso, envolve diferentes faixas etárias, necessidades e interesses.
Para saber quem são as pessoas que vão consumir seus conteúdos, uma loja virtual de piercing transversal colorido deve fazer pesquisas de mercado e descobrir um pouco sobre as características do público, comportamentos de compra, desafios e preferências.
Para uma loja virtual de roupa, por exemplo, os visitantes costumam ser de jovens adultos que acompanham as últimas tendências, por outro lado, uma loja virtual de utensílios para o lar, é voltada para famílias que buscam soluções práticas e estilosas.
É necessário considerar fatores demográficos, como localização e status socioeconômico, pois isso vai ajudar a empresa a adaptar sua linguagem e o tom de voz de maneira apropriada.
Compreender quais são as plataformas que os consumidores mais usam, como redes sociais, blogs corporativos e newsletters, ajuda a distribuir melhor os materiais.
Além do mais, ao desenvolvê-los, a marca deve se preocupar em abordar os desafios e aspirações de seu público para destacar de que maneira os produtos e serviços atendem suas necessidades.
Uma clínica de reabilitação alcoólica mais perto de mim personaliza seus conteúdos para construir uma conexão forte e duradoura com os consumidores e assim fidelizá-los e fazer com que comprem mais vezes.
Tipos de conteúdo para e-commerce
Existem vários formatos de conteúdo para as plataformas de vendas e variar esses tipos é muito importante para alcançar consumidores diferentes. Entre eles estão:
- Descrição de produtos;
- Imagens e vídeos;
- Conteúdo educacional;
- Depoimentos e avaliações;
- E-mail marketing;
- Guias de compra e tutoriais.
As descrições de produtos precisam ser detalhadas, informativas e persuasivas, com o objetivo de destacar características únicas, benefícios e informações essenciais que ajudam as pessoas a tomar decisões.
Imagens de boa qualidade e vídeos demonstrativos ajudam as pessoas a terem uma visão mais próxima das mercadorias. Tanto é que os vídeos são muito úteis para destacar funcionalidades, mostrar como se usa o produto e criar engajamento.
Conteúdos educacionais relacionados ao produtos ou até mesmo ao setor de atuação da marca são ótimos para atrair tráfego orgânico. A empresa consegue se posicionar como autoridade e oferece valor que incentiva a fidelização.
Os depoimentos de clientes e avaliações também ajudam a construir confiança, por isso, é importante incentivar os compradores satisfeitos a compartilharem suas experiências no site de vendas.
Uma loja virtual de persiana pode criar e-mails personalizados, como atualizações de produtos e ofertas exclusivas, para manter as pessoas sempre informadas e engajadas. Para segmentar as mensagens, basta considerar o histórico de compras.
Os guias de compra e tutoriais ajudam as pessoas a entenderem como escolher e usar os produtos, algo que pode ser muito útil para mercadorias complexas ou que precisam de instruções detalhadas.
Além dessas possibilidades, as plataformas de vendas devem usar as redes sociais para compartilhar conteúdo visual, anúncios, promoções e trabalhar com estratégias para interagir diretamente com os clientes.
Esses canais também são ótimos para destacar ofertas especiais, descontos e promoções que chamam a atenção dos consumidores, principalmente quando criam senso de urgência.
Como criar conteúdo para e-commerce?
Criar conteúdo eficaz para e-commerce é muito importante para atrair clientes, destacar produtos e gerar conversões, e a marca pode fazer isso por meio de diferentes estratégias.
Um consultório de dermatologista particular precisa conhecer seu público-alvo isso também acontece com as lojas virtuais. Ou seja, antes de começar a criar os conteúdos, primeiro é necessário saber quem é a audiência da marca.
O negócio precisa compreender suas necessidades, desafios e interesses, pois assim vai conseguir adaptar as mensagens de maneira eficaz e proporcionar uma experiência personalizada.
As descrições dos produtos estão muito além de uma lista de especificações, portanto, na hora de criá-las, é essencial destacar os benefícios, resolver potenciais problemas do cliente e usar linguagem persuasiva para chamar a atenção.
Se o negócio quiser criar conteúdo em formato de imagem, precisa garantir que sejam nítidos e trabalhar em vídeos demonstrativos. Isso é importante porque os consumidores online confiam mais nos elementos visuais na hora de avaliar produtos.
Supondo que uma loja de móveis queira criar um vídeo para mostrar uma mesa plataforma individual , precisa mostrar detalhes e criar um material informativo para destacar as funcionalidades e uso da mesa.
Todo e qualquer material precisa ser otimizado para os mecanismos de busca, assim, a loja online terá uma boa visibilidade.
É necessário usar palavras-chave relevantes nas descrições, título e meta descrição, pois isso aumenta as chances de os clientes encontrarem aquilo que estão pesquisando na internet.
Mas além de promover os produtos em si, também é muito importante investir em conteúdo educacional relacionado ao nicho. Empresas que fornecem informações valiosas conseguem se posicionar como autoridade no setor.
Os depoimentos e avaliações dos compradores também são ótimas opções para construir confiança no site de vendas.
As pessoas confiam muito mais no que os clientes dizem do que naquilo que a marca fala sobre ela mesma, portanto, as avaliações e depoimentos são muito úteis quando se trata de conteúdo para e-commerce.
Como medir a estratégia?
Uma oficina mecânica mais próxima de mim sempre compartilha materiais ricos e relevantes em seus canais digitais, mas também está sempre acompanhando o sucesso da estratégia.
Os conteúdos para e-commerce também precisam passar por esse processo, e o objetivo é avaliar o impacto das abordagens para fazer os ajustes necessários.
Essa análise é feita por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs), e um dos mais importantes é a taxa de conversão. Ela mostra quantas pessoas realizaram a ação desejada, seja comprar ou preencher um formulário.
O negócio precisa acompanhar as mudanças nas taxas de conversão para obter insights em relação à eficácia do conteúdo na hora de gerar vendas.
Outra informação importante tanto para um fabricante de cancela de portaria quanto para uma loja virtual de roupas é o tempo médio de permanência do visitante no site.
Se os usuários estão passando mais tempo explorando as páginas e consumindo conteúdo, é sinal de que o material é envolvente e traz informações relevantes para eles.
Mas também é essencial acompanhar as taxas de rejeição porque elas mostram se as pessoas estão encontrando o que procuram. Quando o usuário entra e sai de uma página sem realizar nenhum tipo de ação, é sinal de que a estratégia precisa ser melhorada.
Deve-se observar as métricas de engajamento nas redes sociais para avaliar o sucesso do material, como o número de curtidas, compartilhamentos e comentários, que mostram um pouco mais sobre a popularidade e o impacto das mensagens.
Uma loja virtual de molduras em concreto para janelas pode analisar o tráfego orgânico proveniente dos buscadores para compreender um pouco mais sobre a eficácia das estratégias de utilização.
Por exemplo, se o conteúdo da marca está bem classificado nos resultados de pesquisa, é bem provável que suas estratégias estejam dentro do esperado e que mais pessoas consigam descobrir a marca por meio de suas consultas.
Considerações finais
Investir em boas estratégias de conteúdo para uma plataforma e-commerce é necessário para atrair, envolver e converter clientes.
Mas o sucesso dessa ação depende de um acompanhamento cuidadoso de métricas como taxas de conversão, engajamento e retorno sobre os investimentos, para fazer os ajustes necessários e alcançar ótimos resultados.
Conteúdos bem trabalhados ajudam a construir a confiança da marca, estabelecem sua confiança e promovem uma experiência positiva para os consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.