Com alta demanda para contratações, INSS busca possibilidade para abertura de novo edital ainda em 2024
Créditos: Tevarak/iStock
Recentemente, foi anunciada a possibilidade de realização de um novo concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sendo um dos processos seletivos mais aguardados e disputados do país, o anúncio também está em processo de convocação de candidatos aprovados em editais anteriores para preencher vagas em aberto.
O que é INSS
Fundado em 1990, o INSS é um órgão federal que atende às necessidades previdenciárias e sociais da população contribuinte. Em 2017, o órgão registrou mais de 50 milhões de segurados e cerca de 33 milhões de beneficiários.
Recolhendo contribuições de trabalhadores em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e profissionais autônomos, o INSS utiliza essas contribuições para fornecer benefícios futuros aos contribuintes. Entre esses benefícios, estão pagamentos de aposentadorias, salário-maternidade, pensões, auxílios, benefícios acidentários e assistenciais.
Situação atual do concurso do INSS
Com o último edital aberto e realizado em 2022, o concurso do INSS é frequentemente alvo de questionamentos sobre a necessidade de convocação. No edital, foram oferecidas 1.000 vagas para início imediato e mais 2.373 para cadastro de reserva.
Em agosto de 2023, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, dirigentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT) e líderes dos sindicatos dos servidores públicos federais se reuniram para discutir a necessidade de contratar os remanescentes do concurso de 2022 e realizar novos concursos.
Atualmente, está previsto o chamamento de cerca de 500 excedentes para o cargo de técnico do seguro social ainda no segundo semestre de 2024 e de 1.394 convocados para 2025.
De acordo com a nota técnica publicada na ocasião, o órgão possui um total de 24.595 cargos vagos. Entre as opções com mais vagas, estão: técnico, com 22.120 vagas em aberto, perito médico, com 4.500, e analista, com 2.475.
Novas informações
Além das convocações remanescentes, algumas confirmações foram informadas recentemente. Em novembro de 2023, o atual ministro do Ministério da Previdência Social do Brasil anunciou a expectativa de abrir 1.574 vagas para médicos peritos em 2024. Convidado para uma Audiência Pública da Comissão de Assuntos Sociais, Carlos Lupi destacou que o cargo é um dos que possuem maior carência, especialmente na região Nordeste do país.
Para suprir essa carência, o INSS já solicitou a realização de um novo concurso, por meio de um encaminhamento ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A expectativa é que as informações sobre o edital sejam divulgadas no segundo semestre de 2024.
A princípio, o concurso INSS será apenas para a carreira de Perito Médico Federal. Vale ressaltar que esses profissionais precisam ter curso superior em medicina e registro regular no CRM (Conselho Regional de Medicina).