Bio Caldo - Quit Alimentos

Projeto Rapunzel: é possível fazer o cabelo crescer mais rápido?

 Alguns segredos e hábitos podem ajudar quem sonha com o cabelão

(crédito: divulgação Pexels)


Os estilos de cabelo mudam com o tempo. Assim como a moda, os cortes se renovam e as tendências de looks estão sempre se transformando. Mesmo assim, existe um estilo que parece ir contra a característica cíclica da moda e resiste às mudanças: o cabelo longo.


O cabelão é uma tendência constante. Por combinar com tudo e deixar em evidência a saúde dos fios, o Projeto Rapunzel é uma trend de sucesso entre as mulheres. Mas conservar os fios longos pode ser um desafio! Estimular o crescimento, manter a hidratação e a integridade do cabelo exige cuidados intensos, e a rotina de tratamento pode gerar dúvidas. 


Além disso, deixar com que o cabelo cresça e alcance o tamanho esperado pode ser mais desafiador para algumas pessoas do que para outras, já que depende de diversos fatores externos. De forma geral, os fios crescem de 1 a 1,5 cm por mês, em média, no entanto, a alimentação, o metabolismo individual e os produtos usados são algumas das coisas que podem influenciar neste crescimento saudável.


Então, como criar um cabelo de Rapunzel e ainda mantê-lo saudável e bonito? A seguir, te damos algumas dicas essenciais para alcançar o cabelão.


(crédito: divulgação Pexels)


Manter a saúde em dia deve ser a prioridade número 1


A velocidade de crescimento dos fios capilares é determinada geneticamente, ou seja, cada cabelo cresce de uma forma diferente. Em pessoas saudáveis, sem deficiência de qualquer vitamina ou mineral e sem maiores problemas de saúde, o crescimento do cabelo é padrão e não há fatores externos que podem acelerá-lo. 


O que costuma acontecer, na verdade, é a quebra dos fios que estão fragilizados e ressecados. Ainda que a raiz do cabelo esteja em crescimento, se os fios quebram com facilidade, este crescimento não é percebido em sua extensão, dando a falsa impressão de que o cabelo não está crescendo. 


Um primeiro passo, portanto, é entender que apenas deficiências fisiológicas de cada corpo podem alterar a velocidade de crescimento dos fios. Receitas caseiras e pílulas ou vitamínicos que não forem indicados pelo seu médico não farão com que o cabelo cresça mais rápido.

(crédito: divulgação Pexels)


Evitar fontes de calor e química


Não é segredo nenhum que usar e abusar das fontes diretas de calor - secadores, chapinhas, escovas secadoras e babyliss, por exemplo - com uma frequência alta pode prejudicar a saúde dos fios, tornando-os porosos e quebradiços. Para usar estes equipamentos e evitar maiores danos, é preciso investir em bons produtos protetores térmicos. 


Além disso, procedimentos químicos também podem enfraquecer os fios e fazer com que eles quebrem com frequência. Todos esses procedimentos devem ser feitos por um profissional de confiança, com produtos indicados para cada tipo de cabelo. 




Usar produtos de qualidade faz toda a diferença


A rotina de cuidados com o cabelo é muito determinante no processo de crescimento. Isso porque existem proteínas e nutrientes necessários para estimular o bulbo capilar a alcançar seu nível de crescimento máximo. Mas, é claro, o excesso de nutrientes também pode fazer mal!


É preciso procurar por produtos indicados para o seu tipo de cabelo e fazer testes de uso para observar como os fios reagem a cada ativo. Alguns produtos destinados para quem quer manter uma rotina de crescimento oferecem muitos dos nutrientes necessários para manter a saúde do cabelo e, por isso, podem ajudar bastante neste processo - como é o caso do Tônico Poderoso, que vem fazendo bastante sucesso nas redes sociais.


Para estimular o crescimento, um cronograma básico de cuidados capilares já é o necessário para nutrir bem os fios. Confira a seguir.


1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

2ª semana: hidratação - nutrição - hidratação

3ª semana: hidratação - nutrição - hidratação

4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução


scalp care também é tendência! Afinal, cuidar do couro cabeludo também é importante para um crescimento saudável. Para isso, é possível estimular a circulação de sangue nos bulbos com uma massagem capilar na hora do banho - você pode usar os dedos ou uma escova de bambu específica para este cuidado. 

(crédito: divulgação Pexels)


Vamos optar pelos penteados soltos


Os penteados do estilo ‘clean girl’ são grandes hits do mundo fashion atualmente, no entanto, talvez eles não sejam as melhores opções para quem quer conquistar os fios longos. Isso porque penteados como rabos ou coques que prendem o cabelo com elásticos ou presilhas fortes e apertadas podem quebrar os fios e danificá-los. 


Ao invés disso, opte por tranças ou rabos frouxos que não apertem os fios. Uma dica é investir em elásticos cobertos por cetim, que minimizam os danos e evitam a quebra. Mas, atenção: quando molhado, o cabelo jamais deve ser preso! O atrito com a água potencializa os danos.

(crédito: divulgação Pexels)


Não existe receita milagrosa


Apesar das inúmeras receitinhas caseiras e milagrosas que prometem o crescimento acelerado, temos que lembrar que não existe mágica nesse assunto. Colocar coisas dentro do shampoo, fazer receitas caseiras para passar no cabelo ou tomar pílulas sem orientação médica não é recomendado e, na verdade, em muitos casos, pode ter o efeito contrário. Ao invés disso, invista em bons cosméticos e em uma rotina alimentar equilibrada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem