Bio Caldo - Quit Alimentos

Brasil está entre os dez países com maior número de pessoas empreendedoras

O país ocupa a 8ª posição no ranking e setores como saúde, tecnologia e alimentação são os promissores para empreender em 2024

Créditos: aleksandarlittlewolf II Freepik


De acordo com dados divulgados através do relatório Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM), realizado pelo Sebrae em parceria com a Anegepe (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas), o Brasil é apontado como uma das dez nações mais empreendedoras do mundo. 

Em 2023, 90 milhões de brasileiros se encaixavam na categoria de empreendedores ou de indivíduos que gostariam de abrir o próprio negócio em até 3 anos. A pesquisa aponta que essa realidade é formada por 42 milhões de adultos, entre 18 e 64 anos, que já possuem atividades em andamento. Os 48 milhões restantes são aqueles que ainda não possuem um negócio próprio, mas projetam investir até 2026.

O Brasil destaca-se como um gigante em número de empresas. Quando se leva em conta a proporção da população, o país assume a 8ª posição no ranking de países com maior número de empreendedores. Nas primeiras posições aparecem Equador, Guatemala, Arábia Saudita, Chile, Panamá, Tailândia e Uruguai.

Esse cenário promissor para o empreendedorismo no Brasil indica um futuro com mais oportunidades de trabalho, renda e desenvolvimento para o setor econômico. Em 2022, a principal motivação para investir no mundo dos negócios foi a escassez de empregos. No entanto, o estudo revela uma guinada no perfil dos empreendedores, com 77% deles movidos pelo desejo de “fazer a diferença no mundo", com negócios inovadores, sustentáveis e com impacto positivo na sociedade.

Os pequenos negócios são peças fundamentais para o crescimento do país, conforme os dados e estimativa do Atlas, esses empreendimentos movimentam cerca de R$ 420 bilhões por ano, assim, representam um terço do PIB nacional. Conheça as tendências de negócios para 2024, com as áreas mais promissoras.

Principais tendências de mercado e negócios para 2024

  • Saúde e bem-estar: serviços voltados para saúde mental, nutrição, atividades físicas e envelhecimento saudável estão em alta.

  • Tecnologia: soluções inovadoras em inteligência artificial, realidade virtual e internet das coisas têm grande potencial.

  • Alimentação: produtos orgânicos, saudáveis e sustentáveis são cada vez mais procurados por consumidores conscientes.

  • Educação: cursos online, ensino à distância e plataformas de aprendizado personalizadas são áreas em crescimento.

  • Negócios digitais: e-commerce, marketing digital e marketplaces continuam a ser opções lucrativas para quem deseja empreender online.

Embora o panorama seja positivo, o empreendedorismo no Brasil é acompanhado por desafios que ainda precisam ser superados. Entre eles, a burocracia excessiva, a dificuldade de acesso ao crédito e a alta carga tributária figuram os obstáculos para ampliar negócios.

Ainda assim, o país apresenta índices satisfatórios para a abertura de novas empresas, com uma população criativa e disposta a buscar novas possibilidades. O investimento em educação, na desburocratização e no fomento à inovação são indispensáveis para impulsionar mais o potencial empreendedor. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem