Fonte limpa, renovável e sustentável garante economia de até 95% na conta de luz e contribui para o meio ambiente
Créditos: Lya_Cattel/iStock
A energia solar é uma alternativa promissora no contexto de fontes renováveis e redução de danos ambientais. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país possui mais de 22 GW de potência instalada, representando mais de 2 milhões de sistemas solares em casas, empresas ou propriedades rurais.
Para a geração de corrente elétrica através dos painéis solares, os fótons (partículas de luz solar) entram em contato com os átomos do material do painel, resultando no deslocamento dos elétrons, durante o processo cria-se uma corrente elétrica, popularmente conhecida como energia solar fotovoltaica. Dessa forma, é uma fonte de energia primária e renovável, que se origina a partir do calor ou luz dos raios solares e se converte em eletricidade.
O Brasil possui um alto potencial para o aproveitamento da energia solar, devido à elevada incidência de radiação solar no território. Nos últimos anos, houve um crescimento significativo na diversificação da matriz energética no país, impulsionado por incentivos fiscais e maior conscientização da população sobre os benefícios da energia solar.
Investimento com retorno garantido
O investimento em energia solar garante um retorno financeiro atrativo, com prazos, geralmente, entre 5 e 6 anos. As parcelas do financiamento equivalem ao valor pago na conta de luz e há diversas linhas de crédito específicas que facilitam o acesso à tecnologia.
As placas solares possuem vida útil estimada de 25 anos, com eficiência podem assegurar a funcionalidade por um longo período. Além disso, o custo de manutenção é mínimo, exige apenas limpeza periódica entre 6 meses e 1 ano para garantir a captação ideal da luz solar.
Casas com alto consumo de energia, especialmente pelo uso de eletrodomésticos como ar-condicionado, refrigeradores e chuveiros, podem ter uma economia significativa com a instalação do kit solar. Qualquer imóvel pode aproveitar a economia de energia.
Preservação do meio ambiente
Ao contrário dos combustíveis fósseis que são finitos, a energia solar provém do Sol, uma estrela com uma vida útil estimada em bilhões de anos, considerada inesgotável. A operação de um sistema fotovoltaico não gera emissões de gases poluentes como CO2, um dos principais responsáveis pelo efeito estufa e pelas mudanças climáticas. Essa diversificação da matriz energética, pode ser aproveitada em todas as regiões do mundo, mesmo em áreas remotas, diariamente, mesmo em dias nublados.