Bio Caldo - Quit Alimentos

Maternidade impulsiona empreendedorismo feminino, revela estudo do Sebrae

Pesquisa mostra que 67% das empreendedoras brasileiras são mães e que mulheres dedicam mais tempo à família e ao lar

Créditos: svetikd/iStock

Um estudo recente do Sebrae revela que a realidade das mulheres que empreendem no Brasil está ligada à maternidade. A pesquisa, que contou com a participação de mais de 5 mil mulheres e homens que dirigem seus próprios negócios, aponta que 67% das empreendedoras brasileiras são mães, e que a necessidade de cuidar dos filhos influenciou mais na decisão de abrir um negócio entre elas do que entre os homens.

Para 68% das mulheres que empreendem, a dedicação aos filhos foi um fator decisivo na escolha de seguir a carreira empresarial. Entre os homens empreendedores, esse índice cai para 56%, enquanto 34% deles afirmam que a paternidade não teve impacto na decisão.

O estudo do Sebrae demonstra que as mulheres dedicam, em média, 3,1 horas aos cuidados familiares e 2,9 horas aos afazeres domésticos, praticamente o dobro do tempo que os homens investem nessas atividades. Em média, elas dedicam entre 34 e 35 horas semanais ao negócio, enquanto os homens empreendedores exercem de 40 a 43 horas. 

A pesquisa ainda revela que 76% das mulheres se sentem mais sobrecarregadas com a jornada dupla e 61% já tiveram que renunciar a algo pessoal ou profissional para cuidar de filhos ou familiares. Entre os homens empreendedores, esses índices são menores: 55% se sentem sobrecarregados e 48% já precisaram fazer algum sacrifício.

Oportunidades de negócios no Brasil

Um dos nichos com maior crescimento no Brasil, que representa uma oportunidade de negócio, é o mercado de beleza e bem-estar. A busca por uma vida mais saudável e leve se tornou prioridade para muitos consumidores brasileiros, impulsionando a demanda por produtos e serviços. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o setor de beleza e bem-estar no Brasil atingiu um faturamento de R$ 47,362 bilhões.

Já a Associação Brasileira de Sono (ABS) revela que noites maldormidas atingem 80% da população em algum momento da vida. Recomenda-se que, para descansar o suficiente e evitar complicações na saúde, é necessário organizar a rotina com foco na noite e preparar o corpo e o ambiente para dormir, com colchão de casal, de solteiro, e travesseiros confortáveis para compor um ambiente relaxante. 

Outra alternativa, nesse caso para investir em e-commerce, é o crescimento do setor de animais de estimação. Só no primeiro semestre de 2024, segundo informações da Neotrust, fonte de dados e inteligência sobre o e-commerce brasileiro, a categoria arrecadou R$ 1,3 bilhão com produtos de alimentação, saúde, brinquedos e acessórios.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem