Ideal para esportes radicais ou viagens românticas, Bariloche dispõe de atividades ao ar livre durante todo o ano, de esqui e snowboard no inverno a ciclismo no verão
Créditos: Pedro Truffi/iStock
Bariloche é um destino único para viver experiências inesquecíveis. Localizado na região da Patagônia, na Argentina, os voos têm duração de duas horas a partir de Buenos Aires. A charmosa cidade encanta turistas pela neve, montanhas e lagos, especialmente o Nahuel Huapi, de origem glacial e com águas de cor azul cristalino intenso, sendo uma paisagem mágica.
Antes da colonização, Bariloche era lar dos povos indígenas Tehuelches e Puelches. Nos séculos XVII e XVIII, missionários chilenos fizeram as primeiras expedições à região, abrindo caminho para a fundação oficial da cidade, em 1895. A partir de então, Bariloche recebe influências europeias, refletidas na arquitetura alpina, com construções austríacas e alemãs.
O destino é ideal para quem procura por aventura e esportes radicais ou para viagens românticas, com bons vinhos, chocolates produzidos artesanalmente e lareira quentinha. Em Bariloche, as quatro estações do ano são bem definidas e proporcionam vivências distintas em todos os meses.
Na baixa temporada, os dias quentes e ensolarados são perfeitos para atividades ao ar livre, como caminhadas, ciclismo e pesca. No inverno, Bariloche se transforma em um paraíso para praticar esqui, snowboard e patinação no gelo, com temperaturas que podem chegar a -10°C.
Já no outono as folhas das árvores encantam com um espetáculo de cores vibrantes, convidativo para passeios pelo centro histórico da cidade e para apreciar a gastronomia local, enquanto na estação das flores as temperaturas são agradáveis para visitar florestas e parques ecológicos.
Bariloche detém uma boa infraestrutura turística, com várias opções de hospedagem, restaurantes e lojas para todos os orçamentos. É indispensável planejar-se e procurar por aluguel de carro Bariloche, assim é possível aproveitar as atrações da cidade com mais independência entre um ponto turístico e outro.
Créditos: Piscina do Manso/Divulgação
Conheça os principais passeios de Bariloche
O Cerro Catedral é o maior centro de esqui da América do Sul, com 120 km de pistas e 30 meios de subida, que levam os visitantes a até 2 mil metros de altitude – no topo da montanha, enxerga-se a Cordilheira dos Andes. A infraestrutura completa inclui restaurantes, lojas de aluguel de roupas e equipamentos, escolas de esqui e snowboard e até um shopping na base.
O Circuito Chico é um passeio com duração média de 6 horas pelos principais pontos turísticos, perfeito para quem tem pouco tempo disponível na cidade. No pacote, está incluso o teleférico até o topo do Cerro Campanario, com vista panorâmica de 360 graus de Bariloche, visita à Capela de San Eduardo, construída em 1931, de madeira e estilo gótico, e passeio de barco pelo lago Nahuel Huapi.
Já o Circuito Grande é um tour de verão, com jornada de 240 km pelas paisagens mais espetaculares da Patagônia, incluindo bosques, estepes, lagos e formações rochosas vulcânicas. Ao longo do caminho, há visita aos povoados Villa Traful e Villa La Angostura, com casas de madeira, lojas de artesanato e restaurantes aconchegantes.
Para os aventureiros que pretendem viajar no verão, a cidade oferece rafting e canoagem pelo Rio Manso, trekking e windsurf no Nahuel Huapi, trilhas de bicicleta nas montanhas e rapel, com diversas agências especializadas em turismo de aventura com atividades desde níveis iniciantes até maior domínio.