Saiba o que deve ser levado em consideração ao escolher o local para o pet fazer suas necessidades
Créditos: :Andrey_Kuzmin l iStock
Um dos maiores desafios enfrentados pelos tutores é encontrar um banheiro para pet ideal. Nem sempre é fácil ensinar seu bicho a fazer as necessidades no lugar desejado, e, em muitos casos, isso não depende exclusivamente da personalidade do animal. Assim como os humanos, eles também prezam pela sua privacidade e não aceitam qualquer espaço como banheiro.
Independentemente de ser um cão ou um gato, é sempre importante escolher um ambiente reservado e isolado dos pertences do animal. Caso contrário, é bem provável que o pet se sinta desconfortável e acabe fazendo suas necessidades no lugar errado – o que pode ser bem desagradável. A seguir, confira algumas dicas básicas para escolher o banheiro de pet ideal.
Lugares mais recomendados
Na maioria dos lares, os tutores sempre priorizam criar um espaço no banheiro da casa ou na parte externa, geralmente no quintal. Esses são lugares que podem funcionar, mas é importante ter alguns fatores em mente para garantir que o processo se desenrole como o esperado.
Primeiramente, o espaço dedicado às necessidades deve ficar bem longe da cama e dos potes de água e comida do animal. Além de ser uma questão importante, em termos de higiene, os próprios bichos acabam procurando um lugar longe dos seus pertences instintivamente.
A privacidade também é importante, então o banheiro do pet precisa ficar em um local com pouco movimento e, de preferência, silencioso. Quase sempre, os bichos acabam procurando outro lugar para fazer suas necessidades ao notar a presença de um humano no seu espaço.
Para aqueles que possuem mais de um pet, é importante separar lugares diferentes para cada um. Muitos animais são territorialistas e acabam impedindo o outro de usar o mesmo espaço que o dele; separar os ambientes é uma forma de manter todos confortáveis e evitar atritos.
Materiais necessários em banheiros para pet
Além da escolha do lugar ideal, também é importante ter em mãos alguns itens indispensáveis, que variam de cão para gato. Os cachorros costumam fazer suas necessidades em cima de jornais ou tapetes higiênicos, criando a necessidade de ter um bom estoque deles em casa.
Já os gatos são animais mais exigentes, exigindo uma caixa de areia com um tipo específico de grãos. Os felinos gostam de cavar, então é importante investir em opções de sílica ou biodegradáveis, como a Pipicat areia, por exemplo, que, além de serem mais agradáveis ao bicho, também são mais fáceis de limpar.