Conheça 10 alimentos da primavera, os benefícios de cada um e dicas de consumo
Créditos: YelenaYemchuk/Istock
A escolha de alimentos sazonais vai além de uma simples preferência por frutas e verduras frescas. Afinal, consumir produtos da estação é uma decisão que impacta positivamente tanto a saúde quanto o bolso.
Isso porque as comidas que estão no auge de sua safra tendem a ser mais nutritivas e saborosas, além de custar menos, já que são produzidas em maior quantidade e com menor necessidade de intervenções agrícolas, como pesticidas e fertilizantes.
Na primavera, a variedade de frutas e verduras que chega a feiras e mercados oferece ao consumidor opções nutritivas e com menos impacto ambiental, pois não exigem longos transportes ou técnicas intensivas de cultivo.
Esses fatores tornam os alimentos sazonais mais frescos e com maior concentração de nutrientes. Além disso, como são colhidos no período certo, eles mantêm mais sabor e são perfeitos para incrementar receitas saudáveis.
Benefícios para a saúde
A alimentação baseada nas estações também favorece o equilíbrio da dieta. Na primavera, por exemplo, encontram-se frutas ricas em vitamina C e antioxidantes, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Já os legumes são fonte de fibras e vitaminas essenciais para manter o corpo saudável.
5 frutas e 5 legumes da primavera
A seguir, estão listadas algumas das principais opções de alimentos que despontam na primavera, cada uma com suas características nutricionais e vantagens para o organismo.
Frutas:
Abacate: fonte de gorduras saudáveis, especialmente o ômega-9, auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e no aumento do colesterol bom (HDL).
Acerola: rica em vitamina C, fortalece o sistema imunológico e possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce.
Banana-prata: rica em potássio, ajuda a manter o equilíbrio dos eletrólitos no corpo, sendo importante para a saúde muscular e cardiovascular.
Jabuticaba: essa fruta é cheia de antioxidantes que contribuem para a saúde cardiovascular. Além disso, é uma boa fonte de vitamina C e fibras.
Maracujá: tem efeito calmante, devido à presença de alcaloides, além de ser uma boa fonte de fibras. Também contém vitamina C, contribuindo para a imunidade.
Legumes:
Abobrinha: leve e de fácil digestão, é rica em vitamina A, que favorece a saúde dos olhos, além de ser fonte de fibras.
Batata-doce: fonte de carboidratos complexos, oferece energia duradoura, sendo ideal para atletas. Também contém betacaroteno, que é convertido em vitamina A e beneficia a pele e a visão.
Chuchu: com baixo valor calórico, é rico em fibras, ajudando a regular o intestino. Ele também possui vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo.
Inhame: conhecido por reforçar o sistema imunológico, é uma boa fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, que fornecem energia de forma gradual, evitando picos de glicose.
Rabanete: rico em vitamina C e com propriedades anti-inflamatórias, contribui para a saúde da pele e do sistema imunológico. Ele também é um excelente diurético natural.
Dicas de consumo
Há diversas formas de incorporar essas frutas e legumes no dia a dia. As frutas podem ser consumidas in natura ou em sucos e saladas, enquanto os legumes são ótimos em sopas, salteados ou até em panquecas e tortas.
E, para otimizar o preparo, uma dica prática é utilizar um processador de alimentos. Esse aparelho facilita o corte e a trituração de ingredientes, ajudando a preparar desde sucos refrescantes até sopas nutritivas.
O uso dessa ferramenta também permite explorar a versatilidade das comidas da estação, garantindo pratos saborosos e nutritivos em menos tempo. Seja triturando as frutas para um smoothie ou processando legumes para uma sopa cremosa, esse equipamento é um aliado na cozinha para quem busca saúde e praticidade.