Bio Caldo - Quit Alimentos

Ideias de comida para o Halloween

 Doces e salgados aterrorizantes fazem toda a diferença nas festas temáticas de Halloween

Créditos: jenifoto/iStock

A data comemorativa do Halloween é uma das mais esperadas pelos fãs de filmes e histórias de terror, bem como pelas crianças que adoram se fantasiar e decorar a casa com temas aterrorizantes para suas festinhas. Assim como toda festa temática, não poderiam faltar snacks horripilantes e criativos para aumentar ainda mais a imersão na temática de terror.

Pensando nisso, preparamos uma lista de 5 snacks doces e salgados imperdíveis para uma festa de Halloween inesquecível. Confira:

Salsichas mumificadas

Essa receita de salsichas mumificadas é muito simples e fácil de reproduzir, e uma ótima forma de pedir ajuda para as crianças no preparo. Para começar a receita, basta utilizar uma salsicha descongelada com um corte no sentido do comprimento para rechear com queijo, depois corte um rolo de massa fresca de pastel em tiras finas e enrole a salsicha até parecer uma múmia, pincele com uma gema de ovo e leve ao forno preaquecido a 230ºC por 10 minutos. Depois de assado, é possível desenhar olhos e bocas na salsicha com molho de mostarda, ketchup ou outro de sua preferência.

Vassouras de bruxas

Um dos símbolos mais icônicos do Halloween é a vassoura de bruxa, usada para voar pela noite. Este símbolo pode se tornar facilmente um snack fácil de produzir. Para a vassoura de bruxa, é preciso ter palitinhos de aperitivo salgados, conhecidos como Stiksy ou Grissini, pois serão os cabos das vassouras. Para as cerdas, é preciso usar uma fatia de mussarela enrolada na ponta do palitinho, cortada em tiras (não precisa cortar até o fim para ficar mais fácil de amarrar depois) e amarrada com um ramo de cebolinha.

Maçã envenenada da Branca de Neve

Esse snack doce também vira uma decoração macabra para as mesas de sobremesa nas festas de Halloween. O princípio dessa receita é o mesmo da maçã do amor das festas juninas. Para o caramelo, serão utilizadas 2 xícaras de chá de açúcar, ¼ de xícara de água, ½ xícara de glucose de milho e 1 colher de café de corante alimentício em gel na cor preta.

Em uma panela, misture o açúcar, a glucose, a água e o corante, misture tudo e leve para aquecer em fogo alto até começar a ferver; quando começar a fervura, não pode misturar mais, para que a calda não cristalize na panela; deixe ferver sem misturar por 5 minutos ou até atingir o ponto de bala. Banhe cada maçã espetada em um palito de churrasco na mistura e deixe descansar sobre uma superfície lisa forrada com papel-manteiga até esfriar.

Cérebros de gelatina

Para os dias mais quentes do mês de outubro, uma sobremesa gelada cai muito bem. Para a receita de cérebros de gelatina, é preciso ter um molde de cérebro de silicone, facilmente encontrado em lojas de artigos para festas ou em sites especializados. Basta seguir as instruções de preparo da gelatina (o ideal é utilizar o sabor morango, framboesa ou cereja para o resultado ser um cérebro avermelhado), dividir as porções nos moldes e levar à geladeira até ficar firme para desenformar.

Pizza de caveiras

Quem não dispensa uma boa pizza pode aproveitar para dar um toque macabro na receita. A massa de pizza tradicional leva 1 kg de farinha, 3 xícaras de água morna, 30 g de fermento biológico, ¾ de xícara de óleo, 1 colher de sal e 1 colher de açúcar.

Misture o fermento, o sal e o açúcar com um pouco da água morna, até que o fermento fique completamente dissolvido. Depois adicione o óleo e metade da farinha e misture bem, até chegar a uma consistência bem pastosa. Feito isso, adicione o restante da água e da farinha, até chegar a uma massa que desgrude das mãos; faça uma bola e deixe crescer em uma vasilha coberta por 30 minutos.

Depois de crescer, forme os discos, coloque sobre uma assadeira, fure com o garfo para não criar bolhas e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos, para que a massa fique pré-assada.

Para o recheio de caveiras, basta utilizar cogumelos fatiados na vertical, assim eles já assumem um formato que lembra uma caveira; para os olhos e dentes, é preciso recortar utilizando, com cuidado, uma faca de ponta fina bem afiada. Feita a etapa de escultura, basta rechear a massa com molho de tomate, mussarela, rodelas de tomate e cogumelos e levar para assar. Essa receita é bastante indicada pela criatividade e também por ser uma opção vegetariana; além de garantir o gosto umami na receita, devido ao uso dos cogumelos e do tomate.
  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem