Determinar o escopo do site, objetivos e escolha de plataforma são passos essenciais
Créditos: NanoStockk/iStock
Pensar em criar um site pode parecer complexo, mas, na realidade, com os grandes avanços de tecnologia, é possível que qualquer pessoa crie o seu próprio website.
É claro, ainda é necessário ter um certo conhecimento a respeito de tecnologia, principalmente sobre como organizar o design e comprar um domínio para manter o website no ar. Mas com as dicas a seguir, ficará muito mais fácil criar o seu site!
Defina o objetivo do seu site
Antes de qualquer coisa, é importante definir quais são os objetivos que você pretende atingir com o seu site. Se você tem um e-commerce, por exemplo, o site pode ser um instrumento fundamental para alavancar as suas vendas – tanto para usá-lo como uma ‘loja online’, sem a necessidade de usar outros marketplaces, quanto para você divulgar a sua marca.
Mas você também pode querer criar um site informativo ou criar uma comunidade, como uma rede social, por exemplo. Tudo isso faz a diferença na hora de decidir como de fato o seu site funcionará e assim decidir como criá-lo.
Escolha a plataforma para seu site
Atualmente existem vários tipos de plataformas disponíveis para criar sites e cada uma tem suas próprias características. As plataformas funcionam como uma forma de ‘casa’ do site, pois é nela que você poderá criar postagens, atualizar informações essenciais, e moldar o design do site.
Você pode usar o Wordpress, que é ideal para blogs e sites mais dinâmicos. Trata-se de uma plataforma bem completa, com vários templates prontos para o design do site, automações que pode escolher e outras opções para a personalização.
Há, também, o Wix e o Squarespace, que são opções um pouco mais limitadas, mas ideal para iniciantes. São plataformas intuitivas em que rapidamente poderá ter seu site pronto.
E, por fim, há a possibilidade de criar o seu próprio site usando as linguagens HTML e CSS com a ajuda de um programador para construir um site totalmente do zero.
Registre o domínio e hospede o site
Com o “esqueleto” do site pronto, agora basta comprar o domínio para colocar o seu site no ar!
O domínio nada mais é do que o endereço do seu site – por exemplo, www.seusite.com. É ele que dá a sua identidade online. Por isso, escolha um nome que seja fácil de lembrar e que reflita a sua marca.
Depois, com o domínio registrado, basta hospedar o seu site de acordo com a sua necessidade.