O uso seguro do botijão de gás previne acidentes graves, como explosões e vazamentos, garantindo a proteção de moradores e a segurança da casa
Créditos: Evgen_Prozhyrko/iStock |
No dia a dia, ter um botijão de gás em casa é uma solução prática e comum para muitas famílias brasileiras. Embora seja seguro quando utilizado corretamente, o uso inadequado e a falta de cuidados podem transformar o gás liquefeito de petróleo (GLP), presente no botijão, em um risco potencial para a segurança doméstica em diversos níveis.
Nesse sentido, um dos primeiros cuidados que precisam ser tomados diz respeito à instalação correta do botijão de gás. Em síntese, ele deve ficar sempre em áreas ventiladas, longe de fontes de calor ou chamas, e, em hipótese alguma, ser armazenado em locais fechados, como armários que ficam localizados na cozinha, porões ou despensas.
Além disso, recomenda-se que o botijão fique a uma distância mínima de 80 centímetros da fonte de calor, incluindo o fogão, a fim de evitar superaquecimento e riscos de explosão. Outro elemento importante para a segurança é deixar o botijão posicionado na vertical, nunca deitado.
Nesse caso, ele deve estar sempre apoiado em uma superfície firme e nivelada, de preferência em suportes específicos que evitam o contato direto com o chão, protegendo-o de quedas e aumentando a estabilidade.
Por conseguinte, a manutenção preventiva também é um ponto elementar para aqueles que fazem uso de botijão em casa. Desse modo, é importante verificar periodicamente a validade da mangueira e do regulador de pressão.
Esses itens possuem um tempo de vida útil especificado pelo fabricante, geralmente algo em torno de cinco anos, e devem ser, portanto, substituídos dentro desse período. De fato, o uso de uma mangueira desgastada ou de um regulador vencido aumenta significativamente os riscos de vazamento e, por consequência, de outros acidentes.
Outro ponto importante nesse quesito é não fazer extensões de mangueiras de gás, seja cortando ou junto uma na outra. Durante o processo de instalação, é preciso evitar, também, ferramentas metálicas, que podem acabar danificando o botijão ou a válvula de segurança.
Nessa
perspectiva, o aperto deve ser feito manualmente, utilizando apenas as mãos,
para encaixar o regulador. Além disso, é fundamental conferir se não existem
vazamentos após a instalação. Para tal, um teste simples é aplicar água com
sabão ao redor do regulador e da mangueira: se surgirem bolhas, pode haver um
vazamento, sendo necessário desconectar o botijão para resolver essa questão.
No cotidiano, às vezes, devido à correria do dia a dia, algumas questões podem acabar passando despercebidas e, sem intenção, culminar em algum tipo de acidente. Nesse sentido, o cuidado mais básico é sempre fechar o registro do botijão após o uso, especialmente ao sair de casa, ou antes de dormir.