A abundância de belezas naturais na região faz do estado um destino ideal para quem deseja se aventurar na natureza
Créditos: Paulo Pigozzi/iStock |
O ecoturismo, ou turismo ecológico, é um setor voltado para a exploração sustentável e a preservação do meio ambiente. No ecoturismo, amantes da natureza praticam esportes radicais, trilhas e passeios voltados para a apreciação das belezas naturais de uma região.
No Brasil, país inteiramente rico em diversidade de fauna e flora, o ecoturismo valoriza as comunidades locais e a cultura de cada região, explorando o interior do país. Muitos estados se destacam por suas belezas naturais preservadas, que se tornaram atrativos turísticos no setor do turismo ecológico, sendo um deles o Mato Grosso do Sul.
Conheça a seguir alguns dos principais pontos de ecoturismo do Mato Grosso do Sul e entenda como visitá-los!
Bonito, MS
A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é um dos principais destinos de turismo ecológico do país. São mais de 80 tipos diferentes de passeios e atrações, distribuídos em toda a zona rural da cidade, que é em grande parte voltada para os serviços do ecoturismo.
De acordo com o Observatório de Turismo do Mato Grosso do Sul, Bonito é a cidade mais buscada para o turismo ecológico no estado, e, apenas no ano de 2021, recebeu mais de 205 mil turistas de todo o país, número que vem crescendo exponencialmente a cada ano.
Entre os principais passeios turísticos disponíveis na região, estão as flutuações em rios e nascentes cristalinas, mergulho, passeio de bote, esportes aquáticos, visita a grutas, cachoeiras e muito mais. Para chegar em Bonito, muitos turistas optam por voar para Campo Grande, capital do estado, e chegar até a cidade de carro, ônibus ou transfer.
Por ser um destino muito buscado por turistas de todo o Brasil, também é possível encontrar pacotes de viagens com voos diretos para Bonito, que, se comprados separadamente, costumam ter valores um pouco mais altos.
Jardim, MS
Jardim é uma cidade vizinha a Bonito que desfruta também de belezas naturais extraordinárias. Ainda que Bonito seja mais turística e, por isso, tenha uma diversidade maior de acomodações e opções noturnas, por exemplo, Jardim compartilha de muitas das mesmas atrações que a vizinha, e ambas são separadas por pouco mais de 50 km de distância.
Em Jardim, os principais pontos turísticos são as flutuações no Rio da Prata, a famosa Lagoa Misteriosa – uma dolina, ou seja, um grande buraco no chão, com mais de 220 metros de profundidade de águas calmas e cristalinas –, o Buraco das Araras e o Jardim Ecopark.
Para os turistas
que pretendem se locomover de carro durante a viagem, é possível conhecer as
atrações de Bonito e de Jardim, separando alguns dias para conhecer a cidade
vizinha. Assim como Jardim, existem diversas outras cidades vizinhas a Bonito
que possuem atrações um pouco menos conhecidas, porém igualmente estonteantes,
que valem a visita!