Bio Caldo - Quit Alimentos

Fontes de energia: conheça as principais, seus tipos e usos

 As fontes de energia são recursos da natureza utilizados para obter combustível e eletricidade  para uso humano

 

Créditos: DedMityay/iStock
 

O uso de diferentes tipos de energia foi responsável por alcançarmos quase que a totalidade de recursos que possuímos nos dias de hoje. A energia a vapor, por exemplo, possibilitou a primeira Revolução Industrial, e foi também a energia, mas desta vez a elétrica, que, após revolucionar em diversos outros aspectos, hoje nos possibilita o uso da Inteligência Artificial, por exemplo.

Logo, basta olhar ao redor para perceber que a energia é uma das grandezas físicas mais importantes para a vida humana. Através dela, somos capazes de realizar trabalhos incríveis, como movimentar máquinas, por meio da energia mecânica, realizar processos químicos, através da energia química, e acender luzes e acessar computadores, por meio da energia elétrica.

Conhecendo os tipos de fontes

Para tanto, as diferentes energias não surgem ao acaso, mas emanam de diferentes fontes. Estas, por sua vez, podem ser de dois tipos: renováveis ou não-renováveis. As primeiras não se esgotam quando utilizadas, pois são recursos infinitos. É o caso da luz solar, da força das águas (hídrica), da força dos ventos (eólica) e outras, como a biomassa, que provém de matéria orgânica, e a energia geotérmica, que vem do calor do centro do planeta.

Já as energias não-renováveis são aquelas que, produzidas em condições muito específicas de temperatura e pressão ao longo de milhões de anos, não podem mais ser criadas. Isto é, são findáveis. É o caso das energias que derivam de petróleo, carvão e gás natural. Devido às suas propriedades combustíveis, quando queimadas, geram energia térmica.

Os diferentes usos para energia no mundo

No Brasil, a maior parte da energia elétrica, por exemplo, vem das usinas hidrelétricas e da energia solar, que está em grande expansão. Já o petróleo é a principal matriz energética para os automóveis, pois o transporte rodoviário é um dos principais modais do país. No mundo, principalmente na Europa e nos EUA, os combustíveis fósseis como gás natural, carvão e petróleo são as principais fontes de energia.

Benefícios e malefícios de cada fonte energética

Contudo, cada tipo de energia possui prós e contras. A queima de combustíveis fósseis, por exemplo, resulta em gases poluentes. Aliado ao seu uso muito difundido, totalizando quase 80% da matriz energética mundial, essas fontes poluentes são responsáveis por boa parte do efeito estufa e do aquecimento global.

Já as energias limpas de fontes renováveis ainda estão longe de serem utilizadas em todo seu potencial. Isso acontece por vários motivos, como falta de investimentos, falta de condições naturais ou ainda a inércia em vencer a utilização das fontes já difundidas. Porém cada vez mais seu uso avança, e a população mundial se conscientiza dos efeitos negativos das fontes sujas, fazendo pressão por mudanças.

Por conta disso, tem se tornado cada vez mais comum a adesão às placas solares e aquisição de veículos elétricos, por exemplo. Para se ter uma dimensão, uma usina solar é capaz de abastecer grandes empresas ou até mesmo um bairro inteiro. Com zero emissão de poluentes, é uma fonte de energia que tem servido até mesmo para investimentos com um bom retorno, além de que, certamente, em um futuro breve, será uma das principais fontes de energia.

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem