O Brasil é um dos países mais adeptos a transmissões esportivas do mundo
Créditos: FG Trade/iStock |
O Brasil não é conhecido como o país do futebol à toa. Seja em bares, dentro de casa, na rádio ou na TV, o esporte sempre é transmitido. Independentemente do local, existe alguém comentando sobre ou trazendo o assunto na mesa de discussão. Todo mundo, mesmo os menos apegados, torce para algum time.
Mas se engana quem pensa que somente o futebol é assistido no Brasil. A lista é longa. Uma pesquisa feita pela MindMiners apontou alguns dados em cima disso. Cerca de 158 milhões de brasileiros acompanham alguma transmissão esportiva.
Embora cerca de 60% tenha a Copa do Mundo, de futebol, como evento favorito, em segundo lugar chegam os Jogos Olímpicos, com 49% da audiência. Isso mostra como esportes olímpicos também chamam a atenção.
Um levantamento realizado pela Resenha Digital Clube, por meio da Opinion Box, explicou quais outros esportes são consumidos além do futebol pelos brasileiros que são amantes do esporte.
Mesmo que a bola de futebol chame tanta atenção, e com razão, a popularidade de outras práticas se torna algo cada vez mais comum.
Na sequência do futebol, as principais escolhas foram o vôlei e a Fórmula 1, que agora deve aumentar mais ainda com a presença do brasileiro Gabriel Bortoletto entre os pilotos que participam das corridas. O vôlei de quadra ocupa cerca de 35% da preferência, enquanto a Fórmula 1 vem com 28%. Depois, o vôlei de praia e o basquete, principalmente pela crescente da NBA – hoje transmitida ainda mais em peso no Brasil.
No caso do vôlei, o sucesso é associado com as conquistas e a representatividade que o Brasil está ganhando no cenário. Hoje, a modalidade consegue ser muito emocionante em competições como Olimpíadas e Mundiais, além de ter espaço inclusive na modalidade feminina, o que não acontece em vários esportes.
Em 2024, tomando como ponto de referência, a seleção feminina de vôlei cativou diversos fãs ao redor do Brasil. Estima-se que mais de 4 milhões de telespectadores acompanharam as atletas nas partidas transmitidas pelo SporTV, do Grupo Globo, durante o ano. A audiência aumentou cerca de 67%, em relação ao ano anterior.
Quanto a NBA, alguns números também explicam esse sucesso. A temporada de 2023/24, por exemplo, mostrou um aumento de 51% na venda de produtos oficiais no Brasil. Segundo a pesquisa citada, o número de fãs, em sete anos, aumentou no país, de 21 milhões para cerca de 46 milhões.
Mesmo que estes sejam os mais acompanhados, muito deles em transmissões pela televisão aberta, no último ano – talvez com a influência das Olimpíadas de Paris –, outras modalidades começaram a ter uma participação efetiva nas visualizações. No caso, ginástica e tênis.
O último citado, o tênis, começou a chamar a atenção depois da popularização de competições como Roland Garros e Superliga. Ao todo, é uma média de 11 milhões de pessoas acompanhando o esporte por todo o país, mesmo que suas transmissões aconteçam, de forma majoritária, nas televisões por assinatura.
Os brasileiros acompanham esportes por diferentes canais, com destaque para a TV aberta (66%), seguida pelo YouTube (59%) e pela TV fechada (57%). Porém plataformas digitais e streamings estão adquirindo cada vez mais os direitos esportivos de transmissão das mais variadas competições.
Mesmo que o
Brasil seja, para sempre, o país do futebol, essa hegemonia esportiva mostra
como o esporte é algo cultural no país e como a paixão deve ser cada vez mais
reafirmada com o passar dos anos, com uma projeção muito positiva nesse
cenário, ainda mais com a ascendência de streamings e canais segmentados em
transmissões de esportes que vão além da bola e da chuteira.