Animais silvestres ameaçados são recuperados

A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Ordem Urbanística, deflagrou a Operação Amazona em combate ao tráfico de animais silvestres, nesta quinta-feira (25).

Foram apreendidos cinco animais da espécie Amazona aestiva, popularmente conhecida como papagaio-verdadeiro, em uma casa na região administrativa de Sobradinho/DF. Um homem de 50 anos foi conduzido para prestar depoimento em delegacia, assinou Termo de Comparecimento à Justiça e foi liberado, conforme previsão legal.

As investigações da DEMA estão sendo intensificadas em razão da região Centro-Oeste ter se tornado rota do tráfico de animais silvestres, principalmente a partir do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e da Região Norte para abastecerem o mercado ilegal do Sudeste e, até, internacional.

Estima-se que o tráfico de animais silvestres esteja entre as atividades ilícitas mais lucrativas no Brasil, atrás apenas do tráfico de drogas e de armas, sendo o papagaio o principal alvo do comércio irregular.

A coloração vistosa e, principalmente, sua habilidade para imitar a fala humana atrai interessados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: