Denúncia pela Internet

Desde 2013, a população de São Paulo pode realizar denúncias anônimas pela internet, através do Web Denúncia, um sistema da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Na Bahia, o serviço também existe desde junho deste ano, através do Disque Denúncia. Por sua vez, o Distrito Federal recebe denúncias por e-mail e por whatsapp.

Como você pode ver, cada estado possui canais próprios para o recebimento de denúncias online, além dos canais de denúncia tradicionais.

As denúncias são anônimas, uma vez que busca-se preservar o sigilo do denunciante, e é possível anexar imagens e vídeos de criminosos ou situações ilegais. Além disso, são mais cômodas que as denúncias realizadas por telefone. 

Esse tipo de denúncia é importante para ajudar a polícia a avançar em investigações e no combate ao crime, sendo proveniente da parceria entre a polícia e a sociedade civil, considerando que todos têm o dever de zelar pela ordem pública.

Se você deseja realizar uma denúncia anônima, aconselhamos que acesse o site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do seu estado e procure qual o melhor meio de fazer isso. Além disso, é interessante que reúna a maior quantidade de dados que conseguir.

Entretanto, lembre-se de não se arriscar para isso, especialmente se for colher fotos ou vídeos de criminosos. Portanto, coloque sempre sua segurança em primeiro lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: