Embaixador do Cazaquistão, fala sobre resultados das eleições no país

Conferência de imprensa organizada pela embaixada do Cazaquistão, para comentar resultados das eleições no Cazaquistão

Em discurso, embaixador casaque no Brasil, Kairat Sarzhanov, que ressaltou a participação de 77,4% dos eleitores do país. O atual presidente assumiu o cargo em abril deste ano após a renúncia de Nursultan Nazarbayev, em março.

O resultado oficial da eleição será divulgado até o dia 16 de junho. “O presidente pediu a eleição antecipada porque era absolutamente necessário garantir a continuidade, previsibilidade e estabilidade no momento da transição política e remover qualquer incerteza. E isso só poderia ser assegurado por meio da vontade direta das pessoas em uma eleição”, disse o embaixador casaque.

Entre os sete candidatos a presidente uma mulher pela primeira vez se apresentou como candidata. Foi Daniya Yespaeva, do partido “Ak Zhol”, Partido Democrático que teria recebido 5,2% dos votos, de acordo com as pesquisas preliminares.

O embaixador casaque lembrou que 147 observadores internacionais de mais de 41 países acompanharam as eleições casaques, inclusive do Brasil. “Os senadores Chico Rodrigues e Jaques Wagner visitaram o Cazaquistão para monitorar a eleição como observadores internacionais”, disse Sarzhanov. Outros 227 jornalistas também estiveram no Cazaquistão para cobrir as eleições presidenciais. “Vejo isso como alto interesse da comunidade mundial no Cazaquistão e as mudanças em curso na vida política e social do país”, afirmou o embaixador do Cazaquistão.

Um comentário em “Embaixador do Cazaquistão, fala sobre resultados das eleições no país

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: